quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Diário de Bordo - 1º Dia em Buenos Aires

Acordamos com um vento gelado batendo em nossos rostos. O cheiro do café, que invadiu o quarto, também ajudou no despertar. Nos arrumamos e descemos para o "desayuno", como falam na argentina, o café da manhã nosso aqui no Brasil.

Acostumados com o pão francês, nos deparamos com o tradicional croissant, acompanhado por manteiga, geleia, e o famoso doce de leite argentino. Que delícia! Após o café da manhã reforçado, tomamos coragem para enfrentar o frio e conhecer a capital argentina.

Ficamos surpresos em como a cidade é bem planejada e principalmente em como o transporte coletivo funciona por lá. Descobrimos uma estação do metrô bem na esquina do hotel em que estávamos.

Improvisando um portunhol, pedimos ajuda para comprar o cartão de passagem, mas havia um problema no sistema do terminal em que estávamos. O segurança da estação foi muito gentil, liberou a nossa entrada sem realizar a cobrança e nos orientou a comprar o passe em outra estação.

Na plataforma do metrô, encontramos um mapa com todas as linhas e trajetos realizados por elas. Fomos nos orientando por esse gráfico encontrado em todas as estações. Foi bem fácil utilizar o metrô. Andamos a cidade inteira literalmente usando esse transporte.

Nesse primeiro dia, fomos conhecer a sede do governo argentino, a Casa Rosada. Uma série de manifestações eram realizadas no Centro da cidade devido a apresentação de uma proposta que pedia a liberação do aborto no país. Pessoas contrárias e a favor da causa se encontravam na área central para cobrar uma posição dos parlamentares argentinos.

Por isso, a Casa Rosada estava fechada para visitação. Mesmo admirando apenas por fora, confesso, fiquei impressionada com a beleza do prédio. Andamos um pouco pelo local e encontramos o museu da Casa Rosada que estava aberto.

A entrada é gratuita e é feita pela rua lateral ao prédio da sede do governo. O museu fica no subsolo,  onde funcionava no século XVIII o Forte de Buenos Aires, que protegia a cidade. Já no século XXI, o lugar passou por uma reforma, preservando a estrutura original de 1855, e abriga o museu que conta a historia política do país.

Lá é possível encontrar fragmentos da história política e cultural do país. Nas paredes de tijolinhos, encontramos placas que conta como o futebol, por exemplo, influenciou a política argentina. É um passeio bem legal!

Serviço
Quem: Casa Rosa
Onde: Balcarce 50, C1064 CABA, Argentina
Quando: sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Quanto: totalmente gratuita.

Serviço
Quem: Museu da Casa Rosa
Onde: Avenida Hipólito Yrigoyen S/N, Buenos Aires, Argentina
Quando: quarta, quinta, sexta, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.