terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A comida da roça em plena cidade grande

Uma espécie de sítio em meio ao cinza das grandes mansões da Orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Assim é o restaurante Xapuri, que lembra muito uma fazenda do interior das Minas Gerais.

A saudade do mato me levou a procurar um restaurante fazenda na cidade grande, que descoberta fizemos. No Xapuri, encontramos um salão enorme, com mesas de madeiras e bancos rústicos. 



Ao aguardar pela mesa,
 nós nos deparamos com uma senhora, que devia estar com seus 70 anos, carregando um cesto de palha, recheado com torresmo. Com a pele de porco a pururuca em uma das mãos e guardanapo na outra, ela passava entre os bancos oferecendo o tradicional quitute.

Depois descobrimos que a senhora era na verdade a Dona Nelsa Trombino, proprietária do restaurante e a principal chef da casa. Filha de italianos, ela se especializou na comida mineira. Há quase 40 anos encanta os visitantes com seus pratos. 

Com a gente não foi diferente. O cheiro do torresmo era de matar. Ao provar, me deparei com um torresmo bem parecido com o que mamãe faz em casa pra gente, quase que todo fim de semana. A crosta crocante por fora e a carne macia por dentro encantavam.

O aperitivo realmente abriu nosso apetite. Optamos, ainda no espaço de espera, uma espécie de varanda repleta de bancões, balcões, e plantas nas paredes, um lugar bem aconchegante, por pedir uma porção de pastel de angu e uma Coca Cola pra acompanhar. 

A iguaria chegou. A massa do pastel era bem parecida com a receita tradicional, feita pelas quitandeiras de Itabirito, na região central de Minas. O recheio de carne moída finalizava a herança afetiva que guardava na memória. 

Pronto. Nossa mesa já estava disponível e decidimos olhar o cardápio. Confesso que foi difícil escolher um prato. O restaurante é especialista em cozinha mineira, com muitas opções deliciosas no menu.

Decidimos pela bisteca, uma espécie de bife de porco com osso no meio, com molho feito de melado, purê de mandioca na abóbora, couve refogada, arroz e feijão. Todas as guarnições foram servidas, separadamente, em cima de uma chapa de ferro.

O visual era lindo e o cheiro convidativo. Começamos a comer e o tempero superou as expectativas. Que delícia! Era uma explosão de prazeres dentro da boca. A mistura do alho e sal tradicional no Estado era bastante presente em todo o prato e nos fazia recordar bons momentos vividos na mesa da casa de mamãe.

Para quem quer se sentir em casa ou em uma fazenda, sem sair da cidade grande, essa é uma boa opção. Um passeio delicioso e que fica guardado na memória.  

As sextas-feiras são oferecidos as crianças passeios de pônei no local. 

Serviço
Quem: Restaurante Xapuri
Onde: Rua Mandacarú, 260 - Trevo, Belo Horizonte
Quando: De 12h às 23h
Valor desse prato: Cerca de R$ 130,00









Nenhum comentário:

Postar um comentário