domingo, 27 de agosto de 2017

Diário de Bordo - 2º Dia em Foz do Iguaçu

Enquanto não chega o dia de conhecer as Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu, no Paraná, pagamos R$5,25, cada, e embarcamos em um ônibus internacional com destino ao Paraguai.
Em pouco menos de 20 minutos, depois de ficarmos parados por um tempinho na ponte da amizade, cruzamos a fronteira e desembarcamos no país vizinho.
Vestida com minha camisa do Atlético Mineiro, clube do coração, ouvi pessoas gritando: "Galo". Um paraguaio chegou a dizer, em tom de brincadeira ao príncipe, para que não me deixasse usar aquela blusa no país deles. O comentário é uma gozação entre torcedores, já que o time mineiro venceu nos pênaltis o Olímpia do Paraguai e conquistou a Libertadores de 2013 dentro do Mineirão, em Belo Horizonte.
Quase não percebi as brincadeira porque estava impressionada com a bagunça daquele trânsito. Pessoas, animais, ônibus, motos e carros disputam espaço nas ruas. Além da confusão no tráfego, há muitas barracas de ambulantes nos passeios e pessoas anunciando seus produtos. Uma bagunça que chega a ser engraçada.
Tem muita coisa com o preço bom. Lá é possível comprar em real, peso e em dólar, mas é preciso estar com o dinheiro em mãos porque ao pagar no débito há um acréscimo de 5% em todas as lojas.
Não compramos nada demais. Fomos mesmo pra conhecer e, depois de rodar bem, voltamos. Dessa vez, fizemos a passagem a pé.
Já do lado brasileiro, almoçamos em um restaurante pequeno. Pegamos o prato feito. Tudo muito gostoso e barato. Arroz, feijão, macarrão, salada, mandioca e dois pedaços de frango saiu por uma bagatela de R$10. Isso mesmo. Comemos super bem por um preço impressionante. Na volta, pegamos um ônibus local e pagamos R$ 3,85 cada. Cheguei no hotel ansiosa para conhecer os outros pontos turísticos dessa região.